Vem aí uma terrível tempestade! O Texugo, dono de um grande coração, ajuda os amigos a tornarem as suas casas mais seguras. Mas quem é que tomará conta da sua própria casa debaixo do velho carvalho?
O Bolinha e o Pipoca estão muito excitados por irem passar o Natal a casa da Avó. Mas é então que se apercebem de um problema: se o Pai Natal não souber onde eles estão, como é que irão os dois ratinhos receber presentes?
Lá longe, onde os flocos de neve brilham como estrelas, o pequeno Serafim sonha em plantar um jardim.
“Impossível!” dizem logo os amigos. “Tu não consegues plantar um jardim no meio da neve”...
O Afonso vai dormir na tenda pirata que montou no jardim. “Aqui não são permitidas fadas!” diz à Margarida, a sua irmã, que também lá queria passar a noite. “As fadas têm medo do escuro!”...
Todos parecem ter um melhor amigo, menos o Martim. Claro que também gostava de ter um... Mas será que o que procura não estará bem debaixo do seu nariz?
Certa noite, um monstro aparece nos sonhos do Tiago. Na noite seguinte, ele tem até medo de ir dormir.
"Se ele voltar, imagina que tem umas cuecas cor-de-rosa enfiadas na cabeça," sugere a Mãe...
O Urso tem um grande e delicioso pote de mel. E não o quer partilhar com ninguém! Mas o Rato, a Toupeira e os Irmãos Coelho têm fome e ADORAM mel. Decidem então sorrateiramente partir numa muito perigosa missão...
Nunca sentiste que precisavas de um abraço? Pois o Martim, sim. Certa manhã, depois de um longo sono, ele acorda a sentir que precisava de um abraço. E é assim que ele parte em busca do abraço perfeito...
O Bu adora pregar sustos aos seus amigos. Mas sempre que ele salta para os surpreender, acaba sempre por criar muita confusão. Fartos, os amigos reclamam: "Não queremos mais buuus!"
"O inverno está a chegar," disse a Mãe Urso. "Temos de nos aconchegar e adormecer na segurança da nossa gruta." Mas o Ursinho não queria hibernar, pois gostava de saber como era a neve...
O Natal está a chegar e todos estão excitadíssimos - todos menos o Texugo Rabugento: "Vou dormir até à primavera, e se alguém me acordar, ficarei MUITO rabugento!" exclama ele.
"Quando for grande vou conduzir um grande camião… transportar lixo tóxico e conduzir só com uma mão!"… O que será melhor… um grande e pesado camião ou uma grua monstruosa? Um veloz carro de corrida ou um avião supersónico?